Direção Artística e Criação

JULIETA AURORA SANTOS

Sócio-Fundadora e Animadora Cultural no Centro Cultural Emmerico Nunes (1986-1996), na equipa dirigida pelo poeta Al Berto, onde também desempenhou funções de gestão, produção e administração. Em 1986, com Vladimiro Franklin, funda o Teatro do Mar e, em 1997, a Associação Contra-Regra (entidade jurídica do Teatro do Mar) que preside até hoje. Tem formação diversificada em teatro, dança, performance, animação sociocultural e produção cultural, a par de um trabalho artístico especializado para o teatro de rua, físico e visual. Frequentou Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa e Estudos Teatrais na Universidade de Évora. É Mestra em Artes de Rua pela Universidade de Lleida, Catalunha, Espanha. Trabalha e colabora em diversos projectos de carácter artístico, cultural e social dentro e fora de Portugal. É oradora em várias conferências em torno do teatro de rua contemporâneo e representou Portugal, a nível internacional, em diferentes seminários e debates sobre esta matéria. Assina a autoria, encenação e dramaturgia das criações da Companhia.

GESTÃO, PRODUÇÃO E TÉCNICA

Direção Financeira e Gestão
Sónia Custódio

Direção de Produção
Frederico Salvador

Direção Técnica
Luís João Mosteias

Produção
Roberta Marques

Construção/ Op. Técnica
Luís Santos

Figurinos e Adereços
Adriana Freitas

EQUIPA ARTÍSTICA

CARLOTTA PREMAZZI Video-Mapping

Nasceu em Itália em 1982. Frequentou o Curso de Desenho Industrial na Faculdade De Arquitetura de Parma; o MASP – Master em Arquitetura de Espaço Publico (Lucca); Pos-Graduação em Net Art e Culturas Digitais na Faculdade de Belas Artes em Carrara. Além disso, integra o percurso de formação com cursos que vão desde bio-art, a técnicas de performance live e curadoria das artes.
CARLOS CAMPOS Performer Residente

Completou o Curso de Artes do Espetáculo, Chapitô. Frequentou a Escola de Circo Carampa em Madrid. É especializado em acrobacia aérea (cordavertical). Trabalhou como ator e técnico para a Companhia de Teatro. Tem algumas incursões pelo cinema, como ator secundário. É o responsável pelaformação e treino acrobático da Companhia. Faz parte do elenco residente desde 2004 onde além de ator e performer, é formador no Serviço Educativo da Companhia.
DOUGLAS MELO Performer Asas d’Areia

Nascido em 1991, na cidade do Recife-PE. Em 2016 iniciou sua formação no curso de artes circenses do Instituto Nacional de Artes do Circo – INAC, onde tem desenvolvido um trabalho técnico e artístico que mescla acrobacias, dança e equilíbrio sobre a corda bamba. Recentemente foi intérprete e co-criador nos espetáculos de circo contemporâneo “Susceptível ao Elogio” com direção de André Araújo, “Plaina” de Jorge Lix e “Kodak” da Companhia Oliveira & Bachtler com estreia no Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous ‘18.
INÊS OLIVEIRA Performer Mutabilia

Mestra em Dance Performance and Choreography, University of Bedforshire (UK), com especialização em dança contemporânea, performance, improvisação, flying low e contact improv.. É licenciada em Criação e Composição Coreográfica, no Porto, tendo aprofundado a sua formação circense na FAAAC, em França. Destaca-se a experiência recente com diferentes coreógrafos e companhias como Sung Im-Her, H2Dance, Tamara Ashley, e FIAR – Festival Internacional de Artes de Rua. Colaborou com Circolando, Chapitô e Forum Dança.
KÁTIA ROCHA Performer Asas d’Areia

Formada pelo Instituto de Artes do Circo (INAC), frequentou a Escola Profissional de Gondomar, no curso Técnico de Design (2004/2007), Fez formação em dança nas escolas de Danças Urbanas DanceFact e Momentum DanceStudios (2005/2012). Tem ainda formação em caracterização e efeitos especiais. Profissionalmente, colaborou com a Companhia Vivonstage, Chapitô, Maxmomentum Artists & Productions, entre outros.
LUIS JOÃO MOSTEIAS Diretor Técnico / Performer

Luís João Mosteias começou no Teatro do Mar em 1992. É ator residente, Diretor Técnico da Companhia desde 2000. Em 2005 assina o primeiro trabalho de encenação: Kikerikiste, de Paul Maar (espetáculo para a infância). Fez formação em movimento contemporâneo ( com Paulo Lisboa, Brasil), técnicas vocais, mímicas e musicais (com Maria Cassi e Leonardo Brizzi, Itália), Clown (Márcio Libar, Brasil), Biomecânica (com Andreas Poppe) Treino de Ator ( com Renato Ferracini, Lume Teatro, Brasil), entre outros.
SARA MONTALVÃO Performer InSomnio

Licenciou-se em Estudos Anglo-Americanos pela FLUP em 2008. Profissionalizou-se em Buenos Aires como atriz no Estudio de Actuación Augusto Fernandes em 2010. Realizou a formação avançada em criação e composição coreográfica (FAICC) em 2013 com a Companhia Instável, no Porto. Em 2018 concluiu a Pós-Graduação em Dança Contemporânea (ESMAE/Teatro Municipal do Porto). Atualmente colabora com Teatro do Mar enquanto performer no espetáculo “Insomnio” desde Abril de 2019.
SÉRGIO VIEIRA Performer Residente

Na Escola de Formação Teatral do CENDREV finaliza o Curso de Formação e Especialização de Atores (1998). É ator residente do Teatro do Mar desde 1998, sendo também responsável pelo treino dos atores. Formou-se também com Abraxa Teatro (Itália), Biomecânica (Andreas Poppe), Judith Malina (Living Theatre), Márcio Libar (Brasil), Dança Butoh (Marie Gabrielle Rotie), Treino Técnico de Ator (Renato Ferracini, Lume Teatro, Brasil), entre outros.
ROBERTA CANGUSSU Cenografia Asas d’Areia

Roberta Cangussu é artista multimédia, professora e pesquisadora. Mestra em Arte e Cultura Visual pela FAV/UFG (Brasil, 2014), Especialista em Docência no Ensino Superior pela FIJ (Brasil, 2006). Licenciada em Desenho e Plástica e Bacharela em Belas Artes pela EBA/UFMG (Brasil, 2001). Em 2016, colaborou com o coletivo de artistas ZeroOpen Studios (Londres – UK) na criação de cenários e figurinos para espetáculos de teatro e ópera contemporânea. Desenvolve atividades nas áreas de arte e cultura visual; estudos decoloniais e de género; biopolítica; performance urbana e poéticas processuais.
TIAGO INUIT
Banda Sonora

Licenciatura em Música da Universidade Concordia , Montreal, Canadá, 2000. Escola de Jazz Luis Vilas Boas – Hot Clube Portugal, 94/97. Produtor, compositor e músico em diversos projectos internacionais de música, cinema, vídeo, teatro e performance. Trabalhou para a Gala Films, na música da série documental sobre o “Cirque du Soleil – Fire Within”, Montreal, Canada. Colabora com o Teatro do Mar, como criador de bandas sonoras, desde 2010.
DIOGO VILHENA Instalação Video Asas d’Areia

Em 2008, concluiu a licenciatura em Som e Imagem, Especialização em Imagem. na ESAD (campus IPL). Ainda como estudante, co-realizou a curta-metragem documental ‘Cinema com Gente Dentro’, sobre o que resta do cinema itinerante em Portugal, que obteve várias distinções e foi exibido no Fantasporto 2010. Em Sines, começou a colaborar com a Câmara Municipal. Desde então, realiza os anúncios de televisão para o FMM – Festival Músícas do Mundo, onde também é responsável pela realização dos vídeos resumo do evento e promoção. Em parceria com o Museu de Sines, trabalhou no projeto ‘Redes do Tempo’, que recolhe o património oral e imaterial da região. Realizou o documentário “Mar de Sines”, sobre a pesca artesanal, premiado e com uma significativa circulação internacional, e “Do Silêncio à Liberdade”, um projeto desenvolvido em conjunto com o Arquivo Municipal de Sines.
ISABEL TEIXEIRA
Video Documental
Asas d’Areia

Reside em Lisboa. Inicia os seus estudos de Som e Imagem na ESAD.CR tendo vindo a completar esta licenciatura na escola de Belas Artes, Saint -Lucas, Gent, na Bélgica. Já em Lisboa finaliza a Pós Graduação em Culturas Visuais Digitais no ISCTE. Desde que a guerra da Síria começou e com ela a crise dos refugiados que mostra grande interesse por este tema: Em 2013 realiza o programa de intercâmbio My Life is a Film na cidade de Mardin, no Curdistão turco, exatamente na fronteira entre a Síria e a Turquia. Neste intercâmbio realiza o documentário coletivo Asfar –Viagens, que conta a viagem de uma família Síria que conseguiu fugir à guerra e refugiar-se em Mardin, no Curdistão Turco. No verão de 2016, em pleno apogeu da crise dos refugiados, parte para a Grécia com um Jornalista pelo Jornal de Notícias onde realiza estas peças jornalísticas possuindo, no entanto material para um documentário de longa dimensão.