EM CARTAZ


A Lenda do Menino da Gralha

Ou a história do menino que vivia no meio do mar e queria ter asas…

Espectáculo Infantil de Marionetas 

Vídeo

Galeria

Info

A história é narrada por uma personagem onírica, a Maresia, uma figura central que suspende na cintura da sua extensíssima saia de mar, uma ilha. É o espírito daquele mar, como testemunha de todos os acontecimentos, quem nos conta as aventuras do menino e da sua amiga gralha, na Ilha do Pessegueiro.

Auxiliada na sua interpretação por marionetas de vara “A Lenda do Menino da Gralha” define-se através de uma linguagem de grande visualidade, ambiente onírico e poesia, auxiliada na sua interpretação por marionetas de varas.

Julieta Aurora Santos como Directora/Encenadora do Teatro do Mar, dando prossecução ao seu projecto de resgatar elementos da identidade cultural da região de Sines, e desenvolvendo uma dramaturgia inspirada na história, mitos e contos tradicionais desta região, baseou-se numa lenda da freguesia de Porto Covo, em concreto da Ilha do Pessegueiro – “A Lenda do Menino da Gralha” – para criar o seu espectáculo, recuperando assim, para as novas gerações, parte do património imaterial do concelho, em inúmeras apresentações por todo o país e, mais recentemente, no Brasil.

O Teatro do Mar apresentou uma deliciosa e encantadora história da terra, reescrita e adaptada por Julieta Aurora Santos. “A Lenda do Menino da Gralha” foi tão procurada por um público que reunia na mesma sala pais, avós e filhos. Demorou algum tempo a acomodar tanta gente antes de ‘partir de viagem’, com marionetas e atores, até à ilha do Pessegueiro, e às suas longínquas origens romanas. MARGATO, Cristina “Festival de Sines entra em fase intimista”, [sobre o Festival Músicas do Mundo], Expresso, 2013

 

Duração Aproximada: 45mins
Idioma: Português
Público-alvo: +6
Texto e Encenação: Julieta Aurora Santos
Interpretação e Marionetas: Sandra Santos, Carlos Campos, Luís João Mosteias, Sérgio Vieira
Figurinos: Sandra Santos
Cenografia e Adereços: João Calvário
Construção Cenográfica: João Calvário, Hugo Custódio
Banda Sonora Original: Zé Dado
Direcção Técnica: Luís João Mosteias
Vídeo Promocional: Diogo Vilhena
Imagem Gráfica (cartaz): António Caetano
Fotografia:  Julieta Aurora Santos, CMSines/SIDI, Luís Santos
Direcção de Produção e Comunicação: Natasha Bulha Costa
Produção Executiva: Jorge Pina
Secretariado e Administração: Sónia Custódio
Produção: Contra-Regra, Associação de Animação Cultural

 

 

PEDIR MAIS INFORMAÇÕES ➞