EM CARTAZ


INSEKTO

A partir d’A Metamorfose de Kafka

TEATRO DE RUA

(com possibilidade de adaptação a espaços interiores)

VÍDEO

Galeria

Info

A família Samsa vive os seus dias baseados numa monótona rotina. Subjugados por regras, distantes uns dos outros e ausentes de afectos, coexistem sob uma aparente normalidade onde nada de novo acontece e onde a esperança de mudança é inexistente. Gregor, o filho, é um caixeiro viajante e a única fonte de rendimentos da família. Apesar disso, vive uma terrível relação com o pai.

Um dia, acorda transformado num “insecto”.

Impossibilitado de trabalhar e de aspecto repelente devido à sua metamorfose, Gregor é rejeitado pela família e vive em completo isolamento. Apenas a irmã – Grete – mostra compaixão por ele e é a única que o alimenta. A família entra em desespero e crescem os conflitos. Em consequência de perderem a sua única fonte de rendimento, os Samsa decidem alugar um quarto da casa. Na hora do jantar, Grete toca no seu violino para os inquilinos. Gregor ouve e invade a sala de jantar. Depois desse incidente, Grete, a única que ainda via Gregor como seu irmão e não como um monstro horroroso que atormentava a família, perde toda a compaixão e chega à conclusão que se devem ver livres dele, desistindo de o alimentar.

Após a morte de Gregor, há um alívio notório e todos regressam a uma aparente normalidade. Este facto opera uma mudança radical na atmosfera criada. Excepto o quarto de Gregor, totalmente encerrado pelas portas cénicas, o espaço fica livre e despojado, sem fronteiras.

A família abandona o seu aspecto taciturno e escuro e todos parecem mais leves e predispostos a viver, dando início a um novo ciclo.

INSEKTO é um espectáculo de teatro físico/gestual, visual e não-verbal, com recurso a acrobacia aérea e música original.

Duração Aproximada: 50 mins
Idioma: Não-verbal
Encenação, Dramaturgia e Direcção de Movimento: Julieta Aurora Santos
Intérpretes: Ana Andrade, Carlos Campos, Sandra Santos e Sérgio Vieira
Cenografia: Bruno Capucho
Consultoria Técnica: Eng. José Batalha e Duarte Machado
Construção: Luís Santos e Rui Teixeira
Colaboração (construção): Luís João Mosteias, Bruno Capucho, Tiago Santos, Cláudio Guerreiro, Ema Brito e Tomás Pinto Coelho
Banda Sonora: Charlie Mancini
Participação Especial – Voz: Elisa Galvão
Figurinos: Sandra Santos
Colaboração (Figurinos): Adriana Freitas
Direcção Técnica: Luís João Mosteias
Vídeo Promocional: José Dinis
Fotografia de Cena: Alípio Padilha
Poster: Alexandra Santa-Bárbara
Direcção de Produção e Comunicação: Natasha Bulha Costa
Produção Executiva:
Jorge Pina
Secretariado, Administração e Apoio à Produção: Sónia Custódio

 

PEDIR MAIS INFORMAÇÕES ➞