A equipa do Serviço Educativo do TM cruza referências e disciplinas artísticas, culturais e educativas para melhor refletir as suas práticas no ensino das artes performativas, como elemento cultural na formação de crianças e jovens, através de um modelo que se norteia por princípios de cooperação, fomentando a imaginação, competências criativas, pensamento crítico, aceitação da diversidade cultural e da diferença.

O Serviço Educativo surgiu, nos moldes em que se apresenta, no ano letivo 2009/2010, com o intuito de desenvolver um setor pedagógico estruturado com a equipa nuclear do Teatro do Mar e convidados, apesar de ser prática da Companhia, a formação para crianças e jovens, desde os primórdios da sua existência.

Centra-se nas artes performativas – teatro e circo – mas também inclui a música, e nos possíveis caminhos das suas transversalidades e cruzamento, orientando-se através de três eixos principais: Oficinas, Espetáculos e Parcerias com instituições (cariz educativo, cultural e social). Os espetáculos envolvem todos os alunos e equipa do TM e são apresentados em espaço público.

O projeto promove uma aprendizagem ativa e tem provocado, ao longo do tempo, várias parcerias com as comunidades educativas locais, contribuindo desse modo para salvaguardar e promover a diversidade cultural, a identidade e os valores pessoais e coletivos.