Serviço Educativo

Teatro do Mar

O Teatro do Mar mantém, desde a sua origem, uma actividade formativa junto da comunidade. A formalização do seu Serviço Educativo, permitiu criar um núcleo de pesquisa, reflexão e desenvolvimento de uma prática arte-educativa regular no âmbito das artes cénicas.

Este visa, em termos gerais, promover o acesso, formação e experimentação artísticas que estimulem o interesse por novas referências estéticas e culturais, assim como o desenvolvimento das capacidades criativas e interventivas do indivíduo na sociedade contemporânea.

Indissociável do projecto artístico do Teatro do Mar e do seu compromisso de criação em proximidade, interacção directa e sensibilização de novos públicos, o Serviço Educativo desenvolve anualmente um plano de actividades diversificado dirigido a várias faixas etárias e a todo o tipo de públicos.

Na persecução destes objectivos e assumindo o seu papel de agente e mediador cultural tem estabelecido sinergias e parcerias com outras instituições de cariz social e educativo.

Desenvolve ao longo do ano lectivo as Oficina de Artes Cénicas na qual estão integradas as seguintes formações:

Oficina de Teatro
(dos 5 aos 16 anos, separados por 4 turmas, com aulas semanais)

Oficina de Circo
(todas as idades a partir dos 7 anos, separados por turmas de trapézio, andas e malabarismo, com aulas semanais)

Oficina de Expressão Musical
(crianças dos 3 aos 6 anos, separados por duas turmas, com aulas semanais)

Oficina de Artes Plásticas
(conjunto de formações de diferentes disciplinas relacionadas com as artes cénicas, para todas as idades, ao longo de todo o ano)

Nas suas actividades permanentes, ainda se encontram as visitas encenadas à sede do Teatro do Mar (À do Teatro), em parceria com o Centro de Artes de Sines e ensaios abertos com conversas com os actores.