A IDADE DO SILÊNCIO
ESPETÁCULO DE SALA . TEATRO FÍSICO . MARIONETAS . VIDEO-ART
Testemunhámos de perto as rotinas de idosos institucionalizados.
Disponibilizámo-nos a simplesmente estar, sem grandes perguntas, nem invasões, a ouvir mesmo sem entender, a procurar olhar para lá do que se vê. Observámos aquele universo, muito particular, sabendo que eventualmente um dia faremos parte do mesmo, se o corpo resistir.
Vivemos numa tensão entre a permanência e a transitoriedade na vida e uma total impotência face à nossa condição de finitude.
Esta criação reflete sobre a nossa relação com a dimensão temporal, colocando em conflito o frenesim do homem contemporâneo e a imediatez de tudo, com o tempo do idoso e a sua necessidade de hábitos que, incorporados à vida, se tornam poesia do quotidiano, parecendo estabelecer uma relação continuada e duradoura com o mundo.
Ao longo de cerca de 40 minutos, dois atores confrontam o espetador com uma realidade paralela, uma realidade que mais tarde será, também a sua. Este espetáculo é acima de tudo um momento de contemplação e de reflexão, sobre o Homem, sobre nós.
Criação e Direção Julieta Aurora Santos Interpretação Luís João Mosteias, Sérgio Vieira Banda Sonora Tiago Inuit Vídeo-Art Carlotta Premazzi Marionetas Lukasz Trzcinski Cenografia Luís Santos, Carlos Campos Figurinos Sandra Santos, Adriana Freitas